sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Livro do Guerreiro Justo


O CAMINHO DO MEIO - ENTRE A RENÚNCIA E A CONQUISTA !

Durante a jornada somos direcionados a definir um sentido à nossa existência. A maioria, daqueles que vivem durante um momento a vida de um guerreiro justo, tem de fazer escolhas determinantes. 

Alguns se detêm a ocupar seus dias com o trabalho. Lutar pelo poder, pelo sucesso profissional e pelas conquistas materiais. Porém quando percebem, passaram a maior parte de suas vidas sem gozar um instante sequer da reflexão existencial e da filosofia do ócio. Presos aos próprios compromissos; Atarefados em demasia; E ocupados em conquistar metas pessoais. Notam, após a velhice, que deixaram de viver a liberdade em intensidade plena. 

Outros fazem renúncias desnecessárias e sacrifícios sobre humanos, desperdiçando o poder que lhes foi resignado para crescerem e se desenvolverem também no plano físico. Demasiadamente preocupados com o espiritual, esquecem que também são feitos do pó. E que vivem em um plano material. 

Para não cometer o erro, nem de um, nem de outro... Trilhemos então o caminho do meio.

J.P.D. 

OBS: As considerações acima foram obtidas após um estudo prévio da obra 'Sobre a brevidade da vida', de Sêneca. Assim como a ideologia budista sobre o equilíbrio e o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário