quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Além da Democracia


Em minhas andanças pela comunicação, além de uma breve passagem pela faculdade de ciências sociais, me deparo frequentemente com ideias, referências e citações de Sócrates, Platão, Aristóteles e companhia limitada. E apesar de ser fã de carteirinha da democracia e da filosofia grega do 'corpo são e mente sã', percebo que há uma certa dificuldade em superar tais ideologias. Porém ainda estamos na caverna admirando as sombras da filosofia grega.

Vivemos, em pleno séc XXI, a era da interação mediada e da conexão total. Certamente Sócrates em nosso tempo teria milhares de seguidores no Twitter e muitos círculos de discussão no Google Plus. Podendo então dar continuidade à evolução política e social ao colocar todas as cartas na mesa. Mesmo assim muitos autores insistem em prolongar os estudos referentes às ideologias Socráticas, contudo frequentemente esquecem de ir além do mestre. 

Quando me refiro aos mestres, incluo também aqueles que vieram antes de Sócrates e depois de Aristóteles na mesma linha de pesquisa. Embora a maior parte deles permaneça no anonimato até hoje por nunca terem sido citados. De qualquer forma ninguém aprende tudo o que sabe apenas através da observação. Todo bom mestre já teve bons mestres um dia. 

Voltando ao assunto, sem desviar do foco, não quero aqui puxar a brasa pro assado de 'ninguém' ou 'nenhum'. É certo que, como todo bom pesquisador em comunicação, tiro o chapéu à filosofia socrática. E antes de fazer críticas mal entendidas, tiro também o cavalo da chuva.

O que desejo colocar é que há mais de dois mil anos tentamos implementar no mundo a real democracia. E além de jamais tê-la implantado por completo em nosso planeta, sentimo-nos como se estivéssemos bloqueados na busca pelo desenvolvimento de um regime de poder superior.

Sim. Sócrates, Platão e Aristóteles eram os deuses astronautas. Porém, hoje em dia, com todo o acesso ao conhecimento e à tecnologia que dispomos somos obrigados a ir além da democracia. Seja ela direta ou representativa. Burocrática ou digital. Algo novo e superior precisa ser criado.

Apesar da real necessidade de superar a 'Idade Média' que até hoje prospera, precisamos também aprender com os grandes mestres. Sejam eles gregos ou troianos. O fato é que realmente precisamos ir além do que conhecemos até então como democracia. é certo que há grandes dificuldades em implantá-la de forma definitiva e total. Nem a tirania. Nema  anarquia. Talvez a tecnocracia seja a mais plausível possibilidade de ir além da democracia. De qualquer forma precisamos nos mobilizar neste sentido. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário