terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Big Brother Brasil - Tudo pela fama


Dentro de alguns minutos boa parte dos brasileiros estará em frente a televisão para assistir o início do Big Brother Brasil XIII. Programa que promete repetir o sucesso de audiência das edições anteriores. Um dos reality shows mais famosos da última década que ganhou o mundo com versões personificadas em diversos países. Uma verdadeira vitrine da vida real, em uma trama onde aos protagonistas fazem de tudo para migrar do anonimato para a fama.

Os reallity shows já deixaram de ser novidade há um bom tempo, mas continuam fascinando os telespectadores pelo fato de permitir o acesso às intimidades de cada participante. Exposições dinâmicas exacerbadas que vão deste os momentos de variação de humor e transparência das emoções às discussões naturais, festas, brigas, bebedeiras e sexo explícito em tempo real.

É natural que muitas das celebridades construídas a partir do programa tornem-se atores e atrizes. Destacam-se também as 'gostosas' que roubam a cena em seus buquines mínimos, partindo da tela para os ensaios sensuais em revistas masculinas. Mas nem todos ganham dinheiro com o corpo. Há os que ganham pelo caráter que apresentam no programa.

Dentre aqueles que compartilham a conquista de sairem vencedores, percebemos os inúmeros e distintos desfechos de histórias singulares que se sucedem em cada edição do programa. Há os que multiplicam o ganho. E os que 'queimam' tudo em festas e negócios impensados e investimentos nada lucrativos.

O lance maior de tudo isso é presenciar o que vem acontecendo nas mídias modernas em geral. A exposição das intimidades e o interesse do público por tais exposições. Resta-nos acompanhar mais esta edição e perceber a evolução de todo processo. Seja da performance dos participantes, cada vez mais artificial devido aos receios de gafes comuns ocorridos em edições anteriores, ou pela preocupação com o que o público pensará sobre cada gesto; Cada palavra; Cada atitude. 

O certo é que muitas das cenas compartilhas na televisão se tornarão ícones, sendo eternizadas na internet quando disponíveis em sites de compartilhamento de vídeos. Ainda não sabemos se de fato estamos aprendendo algo com toda esta observação. Pois este é um laboratório vivo do comportamento humano. Algo fica em nossa memória. Seja na lembrança consciente ou no subconsciente. 

Aprendemos com o programa mais do que podemos imaginar. Desde as relações que fazemos da vida pessoal dos participantes, os quais nos identificamos com nosso modo de ser, até as diferenças que visualizamos naqueles que percebemos distinguirem de alguma forma dos outros. Também precisamos aproveitar esta oportunidade para aprender sobre a audiência televisiva e o efeito que cada ato causa na vida do brasileiro. Dentro de alguns minutos teremos a oportunidade de observar por estes e outros ângulos. Espiemos e entenderemos melhor.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário