terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cidadania e Democracia


Seguidamente me pergunto se estou exercendo meu papel de cidadão. Na direção do desenvolvimento sustentável No compromisso com o bem comum. Promovendo a paz e a ordem. A inclusão social.  A promoção da igualdade. E a construção de um exemplo a ser seguido pelos demais indivíduos. E percebo que sozinho será muito difícil alcançar cada um destes objetivos.

A cidadania requer a inclusão do cidadão nos direitos de primeira e segunda geração. Civis, políticos e sociais. Desde a liberdade, a propriedade e a expressão; Até o acesso de todos  a tudo. Ao bem estar coletivo, ao trabalho digno, à educação de qualidade, à saúde, etc

Ser cidadão é acima de tudo estar comprometido com a inclusão. Como a responsabilidade social. Com o desenvolvimento coletivo sustentável. Apoiado no desenvolvimento pessoal. E na fraternidade que une os homens em organizações coletivas em torno de interesses comuns.

A cidadania, em uma democracia real, implica a capacidade dos cidadãos em se apropriar dos bens e oportunidades socialmente criados. Porém cada indivíduo, como cidadão, tem de ter a consciência de que a cidadania é inclusiva. 

Se a cidadania requer inclusão. E inclusão quer dizer 'não deixar ninguém de fora'. Precisamos lutar juntos ao invés de alimentar disputas políticas e de interesse privado. Pois a cidadania, e a democracia, são bens de direito coletivo. Neste contexto podemos dizer que o único caminho nesta direção é jogarmos do mesmo lado. E remarmos na mesma direção. Pois no fim das contas, estamos todos no mesmo barco.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário