quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Porto Alegre & Cosmopolita !

Foto e Edição: Juliano Dornelles

Na noite de ontem postei um vídeo  da música Amigo Punk da Graforreia Xilarmônica em meu perfil do Facebook. Comentei na postagem que em certa ocasião, há uns 10 anos, fui confundido por um grupo de punks com um skin red, por ter cabelo raspado na época. Pra evitar confusão compartilhei a garrafa de vinho que trazia comigo e cantei a música em questão.

'Amigo Punk' é uma das músicas ícones de Porto Alegre, assim como um dia já foi 'Deu pra ti' de Kleiton e Kledir. E já neste milênio, 'Reggae do Bonfa' de Elojac. A música da Graforreia mostra um pouco da Porto Alegre na virada do milênio. O encontro dos  punks, hippies, metaleiros e góticos. E mais recentemente dos Emos. Isso mostra que a capital dos gaúchos está cada vez mais cosmopolita e globalizada. Distintos grupos convivendo de forma harmônica. Heterogeneidade na moda e no estilo musical.

Ao mesmo tempo em que estes estilos convivem com emprendedores de terno e gravata  andando pelas ruas e shoppings da capital, também é fácil encontrar nas esquinas gaúchos pilchados com a indumentária completa. Estive há alguns dias no Parque Harmonia, onde acontece anualmente o Acampamento Farroupilha em comemoração a data da Revolução que declarou a República do Piratini independente do Brasil, (Data esta celebrada no mesmo dia em que comemoro meu aniversário), e percebi esta miscigenação de etnias, estilos e modas.

Diante dessa multiplicidade cultural, podemos concluir que o mundo esta cada vez mais homogeneizado dentro de sua própria heterogeneidade. As massas descobriram que cada um faz a sua moda e que são livres pra consumir a cultura que desejarem. Podem vestir terno no trabalho, abrigo na academia, jeans na balada e até mesmo bombacha pra tomar um chimarrão no vinte de setembro. Descobrimos que 'não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo'; Mas que povo livre é o povo que tem virtude. E a virtude do mundo globalizado é libertar-se das diferenças pra dar espaço à igualdade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário