domingo, 9 de setembro de 2012

Ordem e Progresso



Todo cidadão brasileiro sabe que o lema de nossa bandeira é 'Ordem e Progresso', mas nem todos buscam este progresso ou estabelecem uma ordem em suas vidas. Contudo há distintas visões sobre qual seria a ordem ideal das prioridades para que o progresso se torne realidade.

Em tempos de eleições muito se fala em investimentos na educação, geração de empregos e melhorias na segurança pública, no sistema de saúde além da urbanização das cidades e muitas outras ações a serem realizadas. Vamos fazer um paralelo entre duas propostas. Educação e trabalho. Agregando a elas o cuidado com o corpo através do esporte.

Todos sabemos que a educação é essencial no desenvolvimento de uma nação. Foi assim que o Japão tornou-se ícone do desenvolvimento tecnológico. E os Tigres asiáticos ascenderam nas últimas décadas do sec XX. Assim como outros países vêm fazendo. 

Não menos importante, mas sim crucial para o desenvolvimento, o investimento na indústria e no comércio, gerando empregos é o principal responsável pelo crescimento econômico das nações. Assim como ocorre com os países, ocorre também com as pessoas. 

Precisamos de trabalho e de educação. Conciliar estas duas atividades, somadas ao cultivo do corpo e da mente seria o ideal para um desenvolvimento pleno. Nas últimas décadas surgiram trabalhos com carga horária reduzida. Cinco ou seis horas por dia, em vez de oito, criando assim mais vagas para preencher o número de horas de trabalho por dia nas empresas. 

Com uma organização neste sentido sobra tempo para que se possa investir na educação, no esporte e no lazer. Precisamos levar em conta que apesar do crescimento econômico se dar através do trabalho, o desenvolvimento social, tecnológico, biotecnológico, das ciências humanas e exatas, das ciências da saúde, da engenharia, química, física e outros setores só ocorre com investimentos em estudos e pesquisas. Ou seja, a educação segue sendo prioridade também na vida adulta.

O desenvolvimento da indústria, do comércio, da agricultura e da pecuária também deve-se muito às pesquisas e estudos realizados nas universidades, que por sua vez são tão importantes quanto o trabalho duro. Isto mostra a importância da continuação dos estudos além da faculdade. E diga-se de passagem, levando em consideração o desenvolvimento do indivíduo, por toda a vida. 

Tão importante quanto o trabalho e a educação, o cultivo do corpo através do esporte também merece ser incluído entre as prioridades. Um cidadão saudável precisa ter tempo pra praticar uma atividade física ao menos três vezes por semana. Se for diariamente, melhor. Corpo são e mente sã são fundamentais na preservação da saúde física e mental, no bem estar e no lazer.

Isto mostra que precisamos organizar a distribuição dos horários de nossas atividades para que estas possam ser conciliadas. É possível que precisemos  sacrificar uma parta do horário de trabalho para que possamos ser indivíduos completos. Conciliando e ordenando estas atividades vitais para ao progresso pessoal. Este parece ser o caminho. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário