segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Conexão 3G e Temporal



Nesta segunda-feira achei que fosse ficar sem publicar o texto do dia. Desde às 17 horas estava sem conexão com a internet. Mas agora acho que poderei falar alguma coisa. Pra um dia de temporal em Porto Alegre, qualquer crítica que faça, basta.

Sei que a proposta deste blog não é ser autobiográfico, tampouco o gênero principal seja a crônica do cotidiano. Mas vamos improvisar. Hoje o tempo desabou na capital gaúcha. Raios, trovões, chuva forte e um leve vento. Como alguns moradores do meu prédio, uso conexão a rádio e a antena foi danificada pela chuva. Os moradores que usam o serviço estão sem internet desde o fim da tarde. Isso nos rende pauta para algumas críticas.

Primeiro gostaria de saber o porquê de não haver cabeamento da net em plena Rua Duque de Caxias no Centro Histórico de Porto Alegre, entre as ruas General Canabarro e General Portinho. Fui cliente Net Combo por anos desde quando morava em Santa Maria e quando morava na Rua Silva Só no Bairro Santa Cecília. Não consigo entender como não há cabo da net no quarteirão em questão, em pleno centro da capital gaúcha nas redondezas da praça Alto da Bronze.

Pelo fato de ter ficado sem serviço de internet local no PC, optei por utilizar o modem 3G no Laptop. Utilizo o serviço pré-pago da TIM, onde faço uma recarga treze reais somente nos meses que utilizar o serviço, sendo que é descontado, dos créditos, dois reais por dia de conexão. Um serviço vantajoso em relação aos modems pós-pagos. Pois só pagamos a conta quando utilizamos. Sendo que se não utilizarmos o saldo no mês, eles ficam acumulados e podem ser somados ao novo crédito a partir de uma nova recarga.

Apesar de ser uma vantagem a quem precisa utilizar o Laptop na rua, em situações de prospecção de clientes, reuniões e viagens, a conexão 3G das operadoras brasileiras ainda é muito lenta e cara. E o sinal não tem a mesma qualidade em todo lugar. Varia de acordo com a cidade, o estado ou o bairro. Mesmo assim o modem 3G salvou os estudos do dia, assim como as pesquisas, as publicações no blog, a prospecção de clientes via redes sociais e a interação com demais contatos. Contudo, em uma hora de conexão foram cinco interrupções por queda de sinal.

A outra crítica que faço é em relação a mim mesmo. E denota um pouco que sou do tipo internauta ancestral. Acostumado com o PC não me sinto tão à vontade quando tenho que usar o Laptop. A ausência de um mouse, do teclado auxiliar dos números em Num Lock, assim como a tela menor, mais baixa e muito próxima ao teclado, me fazem cada vez mais preferir os desktops frente aos laptops. Mas gosto é gosto. E em questão de mobilidade o ranking da pontuação se inverte.

Fora isso, podemos dizer que ‘a chuva molha’. Isso é real. Acabei tomando um banho de chuva na volta da academia pra casa. Cheguei um ‘pinto molhado’. Salvo os probleminhas do cotidiano, segue o baile. E ao contrário do que pensava, com o texto do dia em dia. Já com esta chuva e frio, só me resta ‘dormir de meia pra virar burguês’.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário