domingo, 19 de agosto de 2012

Personificações do Autor


A web facilita em muito a criatividade. A partir da interação, e dos relatos dos internautas produtores de conteúdo, surgem a cada dia novas personificações dos indivíduos. Os autores da web 2.0 retratam suas experiências pessoais através de história que mistura a realidade com a ficção, incorporando assim as os personagens que criam.

Os personagens carregam em si um pouco da subjetividade dos autores. Retratam suas experiências vitais, seus anseios e desejos. Compõem a recriação das identidades que formatam o próprio criador de tais personificações. Com a visibilidade e transparência que hoje existem através da exposição da web, muitos exibem suas intimidades no ciberespaço.

Neste contexto a exposição demasiada tem um preço. Ao mesmo tempo em que a grande massa de internautas produtores de conteúdo multimídia buscam o devido sucesso, fama e reconhecimento através da afirmação de suas identidades, colocam em jogo um pouco de sua privacidade e intimidade. Contudo este é um preço a ser pago pela fama.

J.P.D.

Um comentário:

  1. Paula Sibilia é um dos autores que trabalham com estes e outros temas relacionados. Merece nosso crédito por suas pesquisas.

    Para complementar a leitura recomendo a obra Cibercultura de Pierre Lévy, Virtual Comunities de Howard Reingold e Modernidade Líquida de Zigmunt Bauman.

    ResponderExcluir