quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Abertos ao novo



A cada momento, de acordo com as experiências que adquirimos na caminhada cotidiana na jornada da vida, incorporamos um pouco mais de sabedoria. Contudo, para entrar em um novo universo, precisamos abandonar o velho mundo. É necessário desafiar nossos pressupostos, valores e crenças que possuíamos e assim abrir-se a algo maior.

Mesmo sabendo que existem leis que regem o universo, em alguns casos quebramos estas regras. Contudo, chega uma hora em que precisamos obedecer as leis do universo. Fazer tudo aquilo que espera-se de nós. A partir da soma dos conhecimentos difundidos pelas pessoas, surge o sendo comum, nascido do relato de experiências ancestrais, revelações e gotas de sabedoria.

Este senso comum revela que precisamos ter um comportamento adequado em relação a cada situação, e em relação aos grupos de interação dos quais participamos. O mundo nos faz algumas perguntas a todos momento. 'O que realmente queremos?' "O que estamos dispostos a fazer por isso?' "E o que renunciaríamos em nome de nossa causa?".

Cada decisão tomada tem uma consequência específica. Muitas vezes nos preocupamos com o pertencimento ao grupo social, o fazer a coisa certa, a riqueza, o conforto e as posses. Estas preocupações são importante desde que respeitemos o direito de cada um.

Contudo, somente quando refletimos sobre a forma como pensamos é que adotamos uma postura racional. As pessoas digerem informações de maneira que aquilo que pensam seja reforçado. Contudo, precisamos nos desvencilhar dos velhos conceitos. 

Aprendendo em cada situação. Transformando-nos em pessoas melhores. Aprendendo com o caminho. Respeitando cada ser vivo deste planeta. Absorvendo os conhecimentos ancestrais sem prender-se a eles.

Muitos falam que tudo tem um preço. Mas há coisas que não podem ser comercializadas. Pois é o que dá vida à nossa própria essência. Estejamos abertos ao novo.

J.P.D.

2 comentários:

  1. As considerações do texto acima partiram de um estudo do livro 'Tudo é Óbvio' de Duncan J. Watts, somadas à nossa experiência como pessoa e complementadas pela nossa visão pessoal.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto, tem coisas que não tem preço e nos marcam pro resto da vida! Dia Especial.

    ResponderExcluir