terça-feira, 24 de julho de 2012

Da Galáxia Internet à Onipresença


Em 2003 Manuel Castells escreveu o Livro Galáxia Internet. Em seus estudos Castells chegou a algumas conclusões. Parafraseando Macluhan que dizia que 'o meio é a mensagem', Castells, inserido no contexto da internet como meio de maior interação na época (até hoje), coloca que 'A rede é a mensagem'.

Como sabemos a internet não é uma rede, mas sim um conjunto de redes. O autor coloca que a tecnologia da informação atua como combustível da era Industrial pós-moderna. E a vê como um meio que possibilita distribuir a informação por todo o domínio da atividade humana.

Seguindo a análise da obra do pesquisador, chegamos á várias definições de rede. Dentre elas, podemos citar a rede como 'uma prática humana muito antiga" se mostrando como "um conjunto de nós interconectados". Neste contexto podemos definir as redes como pontos de encontro e interação que existem muito antes da internet. 

Castells analisa a evolução da era industrial e suas relações com a informação, a comunicação e a produção de conhecimento. Em que pessoas, instituições e a sociedade em geral transformam a tecnologia através da experimentação, modificação e adaptação às necessidades do mercado e dos indivíduos em geral.

De fato a internet vem transformando o modo como comunicamos e interagimos. Através das redes as pessoas transcendem suas limitações. Sabemos que os estudos de Castells são uma introdução à infinidade de pesquisas que se iniciam a cada dia. 

Ainda há muito a aprender sobre as relações humanas. Estudar a internet nos possibilita aprender muito mais sobre as pessoas, do que sobre a própria tecnologia. As pessoas já interagem muito antes das extensões tecnológicas existirem. Contudo as tecnologias vêm aprimorando o modo como interagimos.

Entender o que Castells veio nos apresentar através de seus estudos nos coloca a um passo a frente da visão que tínhamos sobre a interação mediada antes da Galáxia Internet. De fato a internet é algo grandioso que, apesar de recente, já vem nos ensinando muito sobre interação humana. 

Contudo me permito ir além. A internet está muito à frente de uma galáxia. É na verdade um espaço infinito que cresce a cada dia. Que une universos múltiplos, que são as próprias pessoas. Não apenas uma galáxia, mas um conjunto de universos que cresce a cada momento. Eis protótipo do que um dia poderá se tornar a extensão onipresente das espécies racionais. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário