segunda-feira, 2 de julho de 2012

Criadores e Criaturas


Aqueles que me conhecem há mais tempo sabem da trajetória literária que venho percorrendo desde alguns anos. Apesar de ser criador de conteúdo, me arriscar como escritor, jornalista, pesquisador, poeta, compositor, blogueiro, blogmaster entre outras funcionalidades também sou consumidor de conteúdo. Faço parte da geração do prossumer. Uma espécie de produtor-consumidor.

Como sabemos a internet revolucionou tudo o que conhecíamos até então sobre comunicação, interação, tecnologia da informação, organização do conhecimento, banco de dados e compartilhamento de conteúdos. Hoje a comunicação é feita de muitos para muitos. Diferentemente da era do rádio e da televisão em que a comunicação fluía de poucos para muitos.

O fato é que hoje todos podem se tornar criadores de conteúdos, possibilitando que cada vez mais tenhamos mais e mais conteúdos para degustar, alimentando assim o nosso conhecimento. E como todos sabemos o conhecimento, seja oriundo do estudo ou não, pode ser transformado em saúde, trabalho, qualidade de vida, prosperidade e muitas outras coisas.

Neste contexto surge o espaço de interação entre criadores e criaturas. Chamo de criadores todos aqueles que criam conteúdo inédito nas redes. Seja de texto, áudio, vídeo ou tudo junto. E criaturas, aqueles que têm sua opinião formada pelos conteúdos, informações  conhecimentos que consomem. Isso vai desde dicas para dieta, como agir numa entrevista de emprego, que filme assistir, que livro ler, em qual rede interagir, etc.

Assim sendo, consumidores e produtores de conteúdos se tornam um só. Criadores e criaturas agora são criaturas-criadoras. Consomem, criam, recriam e compartilham conteúdos. Neste sentido estamos encaminhando a civilização para um novo momento na eternidade. O tempo da inteligência coletiva, construída e compartilhada. Bem vindo ao futuro.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário