segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comportamento Singular




Estudamos na física a lei da ação e reação. Quando empurramos uma parede, a parede exerce sobre nós uma força de igual grandeza. Contudo na vida nem tudo pode ser explicado pela física. Algumas coisas requerem um entendimento filosófico, psicológico e social. Observamos que nem todas as pessoas reagem da mesma maneira às mesmas situações.


Na vida encaramos desafios, corremos atrás de oportunidades, lutamos pelo desenvolvimento e estamos sempre aprimorando nossa maneira de agir e reagir em relação às distintas situações que encontramos pelo caminho. Contudo cada pessoa reage de maneira personalizada a cada situação.

É natural que durante a jornada encontremos obstáculos que em alguns casos nos propõem ações e rações distintas. Para algumas pessoas, receber um sim ou um não pode ser estimulante ou influenciar no sentido contrário. Muito vai da personalidade e até mesmo do momento. Ou digamos do estado de espírito.

Se estamos de bem conosco mesmo, nos sentimos bem em qualquer lugar ou situação. Tudo surge como oportunidade de aprendizagem e crescimento. De outro modo, obstáculos poderiam desencorajar a sequência da luta. Ou de outra forma, estimular o aperfeiçoamento e empenho.

Um líder, seja ele professor, empreendedor ou escritor, precisa entender de pessoas. E saber que não existem fórmulas mágicas que sirvam de modelo a todos. Cada um reage de maneira distinta; Muitas vezes às mesmas situações. O que motiva e desafia alguns, pode desmotivar e desencorajar outros. Cada um reage a sua maneira.

Entender de pessoas requer ter a noção de que cada um merece uma forma de tratamento personalizado. Sabemos que regras e leis são comuns a todos. Mas há os que quebram as regras e os que se submetem e limitam a elas. Assim sendo tanto nas empresas quanto nas escolas, líderes precisam entender que cada indivíduo absorve as experiências de maneira individual e única.

Em relação a educação por exemplo, estudos afirmam que existem inúmeras faculdades mentais, e inteligências distintas. Sempre haverá aqueles que têm maior facilidade em matemática e aqueles que se dão melhor em literatura por exemplo. Em relação à aprendizagem tais estudos afirmam que há alunos que aprendem mais através de recursos audiovisuais, outros através da leitura, enquanto alguns absorvem melhor o conhecimento quando colocam a mão na massa.

Desta maneira é necessário entender o comportamento humano. Mas não de forma generalista. E sim de forma individual. Saber que cada pessoa reage de acordo com as experiências, conhecimentos, personalidade e estado de espírito que dispõem. Compreendendo as pessoas de forma individualizada certamente melhores resultados serão mesurados. O padrão de comportamento até então exigido, agora dá espaço às individualidades. Uma única espécie sim, mas composta de pessoas de comportamento singular.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário