quinta-feira, 28 de junho de 2012

O amor a si

Nos estudos do dia aproveitei para ler mais um artigo da Revista FAMECOS. Desta vez da edição de dezembro de 2011, Cultura e Tecnologia. O artigo em questão aborda o tema do 'Jornalismo de auto-ajuda'. Dentre os assuntos abordados merece destaque 'a necessidade de amar a si mesmo'.

Segundo o autor, 'no âmbito da psicologia, da educação, da assistência social e da administração... Atribui-se a autoestima elevada uma série de conquistas significativas'. O autor do artigo salienta a Programação Neolinguística como fonte de autoconhecimento e superação. Surgindo aí a capacidade das pessoas controlarem a própria vida.

Para o alcance desta autoestima é preciso desenvolver ' a aceitação que o indivíduo tem de si mesmo'. Neste sentido a autoestima surge como sinônimo de amor próprio. Além de tudo implica a confiança na própria competência. Daí surge a importância das pessoas decidirem o que querem da vida, e acreditarem que cada um é responsável pelas próprias conquistas. Independente de serem materiais, físicas, psicológicas, espirituais ou estarem distribuídas em diferentes frentes de avanço.

É natural que as pessoas busquem melhorar o seu estado físico, mental e material. De qualquer forma o desenvolvimento se torna sustentável e mais interessante quando há aceitação e entendimento de seu estado atual. Há uma chance maior de realização quando há aceitação e amor pelo que somos e possuímos. A partir daí o crescimento se torna viável, promissor e realizador.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário