segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novos Tempos



A sociedade está se transformando. A cada dia que passa os problemas começam a se resolver. Estamos nos encaminhando a uma nova era. O homem descobriu que pode trabalhar menos e produzir mais. Guardando assim tempo para outras atividades.

Apesar da necessidade de produzir o seu sustento, os indivíduos tem descoberto que há coisas de maior valor. Se antes se dizia que o tempo era dinheiro. Hoje podemos desdobrar o tempo em inúmeras atividades. Faculdades mentais, materiais e psicológicas. Corpo são em mente sã. Seres de pequena estrutura física, mas de grande capacidade mental.

O desdobramento do tempo inclui o desenvolvimento espiritual do desapego. Cada vez mais os homens dão importância a natureza. Os recursos naturais surgem como fonte de cura, desenvolvimento e sabedoria. O conhecimento torna-se uma arma perigosa. Que pode ser usada tanto para gerar a guerra ou a paz.

O desdobramento do tempo inclui o desenvolvimento espiritual da libertação da matéria. Uma noção de que somos muito mais seres mentais em corpos físicos do que o oposto. Mesmo assim precisamos resolver os problemas de exclusão, gerando a inclusão social. Oportunidades iguais a todos. Se antes os homens estudavam na infância e na juventude para trabalhar na maturidade, hoje os dois ofícios se somam em um indivíduo renovado e completo. Que faz do estudo uma ferramenta de trabalho.

Ainda há muitos problemas a serem resolvidos. E não há outro caminho. As semelhanças entre os indivíduos, hoje se torna diferencial na construção deste novo mundo. Incluir o gerenciamento, criação e utilização do conhecimento no trabalho. Assim como diversificar as atividades aparece como uma solução muito a frente de tudo o que já conhecíamos antes. Resta-nos agora inserirmos a humanidade neste novo panorama de desenvolvimento. 

A distribuição da riqueza global continua sendo uma necessidade. Uma pequena porcentagem detém a maior parte dos recursos do planeta. De outro lado não sabem o que fazer com ela. Muitas vezes se incomodam quando vêm pelas ruas pessoas que precisam de ajuda. Mas nada entregam sem ter algo em troca. A geração de empregos é muito pouco para resolver todos estes problemas. 

Apesar de ser crucial, será preciso uma mudança de comportamento. O socialismo e  o capitalismo mostram-se superados. A democracia representativa também apresenta inúmeras falhas que precisam ser corrigidas. Antes de queremos governar o mundo, precisamos governar a nós mesmos. Se cada um fizer a sua parte viveremos em um mundo melhor. 

Toda essa reflexão surge como solução aos nossos problemas. Que por sua vez são problemas comuns à sociedade. Estamos nos encaminhando par um mundo participativo onde cada um deverá ter o mesmo grau de participação. Onde todos possamos nos reunir juntos para tomar as decisões necessárias para que este novo mundo se torne possível. O princípio de tudo isso é o despertar da consciência. Eis o que  é de maior valor.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário