quarta-feira, 13 de junho de 2012

Google Apps


Ontem atendi um cliente que estava com algumas dúvidas sobre hospedagem de domínio e direcionamento de contas de e-mail. Foi então que pesquisando descobri que o Google Apps oferece alguns serviços neste sentido.

A partir da criação de uma conta de usuário através do link do serviço, podemos utilizar os aplicativos do Google para websites. Hoje em dia o Google também oferece a possibilidade de hospedagem gratuita para sites de pequenas empresas. 

A dúvida do meu cliente circulava em torno da criação de contas de e-mail através do domínio que possuía, e o direcionamento destas contas para o seu e-mail principal do Gmail. Assim como o direcionamento do URL para o novo servidor. Estudei então tal funcionalidade do Google Apps. 

Encontrei na web inúmeros scripts que ensinavam como proceder para fazer o direcionamento de URLs e dos e-mails do domínio. Para que eu pudesse fazer o teste em questão foi preciso utilizar um de meus domínios '.com'. Contudo o reconhecimento do DNS demoraria mais de 24 horas até que o servidor, e o direcionamento dos links, fossem alterados.

De qualquer modo, os aplicativos do Google surgem como facilitadores aos webmasters. Possibilitando inúmeras utilidades além de dispor de ferramentas gratuitas. Apesar do entendimento superficial pude ter uma noção de como funcionaria. No mais, seguem os estudos por aqui para em um futuro próximo poder trazer mais informações a todos. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário