sábado, 2 de junho de 2012

Exposição na Web


Na era da internet e dos dispositivos móveis, surgem a cada dia novas celebridades. Blogueiros, Twitteiros  e Vloggers vêm somar conteúdo nas mídias sociais diariamente. Pessoas que revelam outras habilidades por trás da formalidade dos trabalhos que desempenham no mercado. Isto revela a capacidade da Web, e, sobretudo as Mídias Sociais de lançar novos talentos a cada dia.

É difícil imaginar que estudantes, professores e outros profissionais, em algumas horas do dia libertam-se das normas e regras das empresas em que trabalham para produzir cibercultura. Alguns investem na linha humorística, outros na crítica social. Uns de forma pacífica e outros de forma mais agressiva. Mesmo com tanta diversidade há espaço para todo tipo de personalidade.

A web não exclui, mas sim permite a inclusão dos diferentes. É na web que os diferentes se fazem iguais. As tecnologias estão disponíveis para todos da mesma forma. Criar um canal de vídeos no YouTube, um perfil no Twitter e uma página no Facebook, é fácil, simples e rápido. 

Do anonimato à popularidade é questão de alguns cliques. Desta forma, novos atores sociais surgem a cada dia. Visões alternativas da imprensa underground. Um novo formato de trazer informação. Comunicação em tempo real. De muitos para muitos. Deste modo, a todo momento personagens emergem do anonimato para o acesso em massa do público virtual conectado.

Há os que se sentem coibidos a postar o que pensam, pois acreditam que outras pessoas fossem confundir suas participações individuais nas redes sociais, com seu profissionalismo nas empresas em que trabalham. Apesar de que para o profissional competente importa o que faz em relação ao seu trabalho, e não o que faz fora dele (na web ou em qualquer lugar desde que não envolva o nome da empresa ou instituição de que participa), ainda há este medo, principalmente da pessoa de uma faixa etária maior. O que para os mais velhos seria visto como responsabilidade, para os jovens é visto como conservadorismo.

Apesar de tudo, há o outro lado da moeda. Uma exposição exacerbada pode sim prejudicar a imagem do indivíduo. Vídeos de sexo, bulling, bebedeiras e uso de drogas podem marcar o internauta. Nestes casos muitas oportunidades se esvaem nas empresas mais conservadoras, e digamos... empresas com pensamento 'acaico'. De outro lado, empresas inovadoras como a Mycrosoft, O Google ou a Apple estimulam a liberdade de expressão. A participação de seus funcionários nas Mídias Sociais. Não importando o tamanho do impacto de suas exposições midiáticas, mas sim somente a sua produtividade na hora do 'pega pra capar'.

Mesmo com tanta preocupação das empresas e instituições conservadoras em relação à exposição de seus funcionários na Web, a proibição e contenção da liberdade de expressão não impede a disseminação dos atos. Fazer uma crítica social na web, ou um vídeo de humor contando uma piada de português ainda é menos prejudicial do que encontrar o filho do seu chefe numa casa de swing ou numa boca de fumo. Mas cada um na sua, cuidando do próprio nariz.

Apesar dos pesares, ainda há esta preocupação com a imagem e exposição. Que pra mim, convenhamos, é uma forma de limitar a criatividade e a expressão. Acredito que as empresas proverão de funcionários mais produtivos quando deixarem de se preocupar com o que eles fazem fora do horário de trabalho. De outro modo a sociedade se constrói com participação. O ideal é dosar com equilíbrio a exposição, a crítica, a ironia e a responsabilidade.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário