terça-feira, 19 de junho de 2012

Cyberlove - O Amor virtual


Na sequência dos estudos, cheguei ao conhecimento do artigo intitulado 'Cyberlove - Paixão e poder na era da cibercultura' do Professor Mestre e Doutor Francisco Rüdiger. No artigo Dr Rüdiger apresenta a web como um espaço de relacionamento. Neste ambiente, pessoas se conhecem diariamente, com ou sem segundas e terceiras intenções.

Apesar dos relacionamentos serem em sua maioria superficiais, muitas pessoas acreditam que é possível encontrar o 'par perfeito', apesar de ser uma minoria que busca tais relacionamentos. Rüdiger coloca que 'os relacionamentos afetivos estão se tornando um sistema de coações sociais' que se agencia de forma exponenciada nos sites da internet.

Apesar de muitos internautas não terem intenções de prosperar em relacionamentos duradouros, índices comprovam que cada vez mais pessoas se encontram na rede. De qualquer modo a possibilidade de encontrar a sua alma gêmea ainda é muito remota. Mas quando acontece existem sim possibilidades de estabelecer um relacionamento tranquilo e construtivo.

'Apaixonar-se pela internet também é muito parecido com a vida real', conforme explica o professor. Mas com a vantagem de que as pessoas podem pesquisar e saber um pouco mais umas sobre as outras antes de firmarem uma parceria. Até que decidam o que realmente querem para si.

Assim como na maioria dos relacionamentos, a relação tem mais chance de dar certo quando os internautas em questão têm interesses afins. Aphud Pinheiro coloca que 'o mais interessante na internet é a possibilidade de você praticamente encomendar alguém'. Em alguns casos a encomenda vem mais do que completa. Se encaixa perfeitamente, como citam alguns usuários de redes sociais que se casaram e constituíram famílias. Mas isso é uma raridade.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos e na maioria do planeta, milhares de pessoas se conhecem diariamente nas Mídias Sociais. Encontrar o seu amor virtual segue sendo  tão difícil quanto encontrar uma agulha em um palheiro, assim como nas nas formas tradicionais de conhecer pessoas.

Apesar de haverem possibilidades, a recomendação é ter muita cautela, pois há muita gente mal intencionada. Conhecer em local público, tomar precauções e colher informações ainda é a prevenção indicada. Sendo assim a tendência é que cada vez mais pessoas sigam os exemplos dos relacionamentos de sucesso. Esta é uma nova alternativa que surge nos dias atuais. Bem vido a era do 'Cyberlove'.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário