sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sua Rádio Web


A cada dia surgem mais recursos para desenvolver a interação virtual. Além dos Blogs, Canais de Vídeos e Álbuns de Fotos, as Rádios Digitais surgem para complementar a comunicação em sites e redes sociais na internet. Como na internet a tendência da comunicação é compartilhar a informação multimídia, utilizando vários formatos, e também integrada e total, quando há a interação entre as diferentes plataformas; As rádios online são um complemento a este ferramental.

Existem inúmeras maneiras de criar uma rádio online. Muitas delas consistem simplesmente na formatação de um playlist que pode ser tocado online (broadcast), acessado através de um link e ouvido do seu computador via streaming, que é uma forma de distribuir informações multimídia na rede através de pacotes de dados. Há também outros serviços em que é possível fazer a locução ao vivo. Mixando a voz do locutor com a o playlist através de uma mesa de áudio virtual. 

Alguns sites oferecem o serviço de criação de playlist de forma gratuita como o Logn Play e o Spreaker; Em outros é preciso criar uma conta paga. Para a mixagem do seu áudio e controle de faixas recomendo o software Virtual DJ que é gratuito. É super fácil de usar e vem com inúmeros recursos inclusos.

Se você preferir algo mais complexo para editar o seu áudio, com inúmeras faixas juntas e alguns efeitos recomendo o software Adobe Audition, que apesar de não ser Freeware, pode ser utilizado de forma trial por trinta dias. Mas se você tem preferência por programas mais simples e gratuitos, recomendo o Audacity.

Se você tem vontade de criar sua Web Rádio, e ficou um pouco assustado com todos estes nomes de softwares e serviços, faça uma busca na Google ('como criar uma rádio na internet'). E também assista as diversas vídeo-aulas disponíveis no YouTube sobre o assunto. Agora só depende de você. Crie sua rádio e depois divulgue o link nos comentários desta postagem.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário