A comunicação em geral, principalmente
o marketing, faz uso de ferramentas de pesquisa para atingir objetivos. No
Marketing temos a pesquisa de mercado. Em algumas situações são analisadas as
oportunidades e ameaças do ambiente de negócios, assim como as forças de
fraquezas dos concorrentes numa integração entre a conhecida Matrix SWOT a
Matriz de Competitividade. Tais ferramentas são exemplo de que o planejamento
prévio, assim como o estudo de cases, pode facilitar no
lançamento de um produto ou serviço.
As grandes empresas costumam pesquisar
o mercado antes de lançar novos produtos. Saber o que o que fala a opinião
pública sobre intenções de compra, necessidades e desejos. A conhecida pirâmide
de Maslow ainda hoje tem grande valor nas escolhas de nichos de atuação.
No rádio e na televisão temos a
pesquisa de audiência como a grande responsável pelo direcionamento de projetos
de novos programas, assim como na reformulação dos já existentes. Ouvir o
público é uma forma de facilitar o sucesso na empreitada. Saber que tipo de
programas tem mais audiência e quais os assuntos preferidos pelos públicos pode
influenciar na pauta diária dos telejornais e programas de rádio.
Na política temos a pesquisa de
opinião. Não só na tentativa de antecipar os resultados das urnas, mas também
no sentido de direcionar a campanha dos candidatos. É natural que antes de
definir os candidatos, cada partido faça uma pesquisa de popularidade e
rejeição dos possíveis concorrentes às vagas no poder.
Assim sendo, podemos dizer que a
pesquisa é uma ferramenta indispensável no planejamento, execução e
monitoramento, pela busca pelo sucesso nas Organizações. Conhecer o território
onde pretendemos nos aventurar. E, sobretudo, conhecer a si mesmo. Pontos
fortes, e pontos a serem fortalecidos, podem otimizar os resultados.
J.P.D.
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