sexta-feira, 11 de maio de 2012

Exposição e Privacidade nas Mídias Sociais

Vivemos na era da interação total. A construção de um network faz parte de nossas relações. E os sites de relacionamentos são o ponto de encontro do happy hour de todo dia. Neste contexto oscilamos entre dois mundos. O mundo do anonimato, da preservação e da privacidade; E o mundo da exposição total. É preciso saber dosar estes elementos distintos. 

Apesar de muitos perfis fakes (falsos) nos sites de relacionamento, muitos de nós costumamos revelar nossa identidade. Alguns passam nome completo, data de nascimento, endereço, telefone principal e outros dados relevantes que primeiramente deveriam ser mantidos em sigilo. Nestes casos nem sempre nossa privacidade é respeitada. Principalmente quando há exposição demasiada. Apesar de tudo, muitos estão de fato 'cagando e andando'. O que não é o meu caso. 

Vamos a um exemplo que ocorreu comigo nesta sexta-feira. Hoje pela manhã entrei em um site suspeito para ver se poderia conhecer alguém para curtir a véspera do fim de semana. Nada sério. Um programa para alguém solteiro e cheio de energia e disposição. Mas sem maldade; Se é que me entendem. 

Bom, fiz um cadastro neste tal site, sem revelar minha verdadeira identidade. Coloquei ali um apelido que tenho entre os conhecidos mais próximos, e um e-mail o qual somente quem conhece minha história saberia que se trata de mim. Também coloquei um telefone de contato que não costumo utilizar. Que chamo de telefone do secretário. Para completar uma foto do Super man. Tudo para manter minha identidade em segredo.

Bom, como no cinema, Louis Lane descobriu minha identidade até então mantida em segredo. Me ligou para dois de meus telefones, incluindo o do poderoso chefão e o do agente secreto. Isto tudo me fez ter que anular uma de minhas linhas de telefonia celular. Ou seja, me expus sem tomar os devidos cuidados.

Apesar de ninguém da rede saber de quem se trata, precisei retirar imediatamente meus contatos do acesso ao público. Isto tudo quer dizer que as redes sociais não são seguras no sentido de manter a privacidade de seus usuários. Precisamos tomar cuidado com o que falamos e sobre os dados que revelamos. 

Apesar da extrema exposição, os sites das redes sociais virtuais continuam sendo o local preferido na web para fazer novas amizades, buscar relacionamento promissor ou simplesmente se divertir. Voltando à experiência do dia, posso dizer que apesar de tudo, tive a sorte de ter tomado o cuidado de não expor meu nome, foto de rosto, e-mail e fone principal, assim como outros dados comprometedores. De qualquer forma, se alguém perguntar-me. Não sei de que se trata. 

No mais segue o baile por aqui. As Mídias Sociais existem para serem utilizadas. E mesmo com tamanha exposição ainda continuam sendo mais seguras do que conhecer alguém na noite  e 'ficar' sem ter tomado conhecimento das informações básicas. De onde é, o que faz, quantos anos tem, onde mora, quem são seus pais, formação acadêmica, experiência profissional, quais os gostos preferidos na música, no cinema, nas viagens turísticas, etc. 

Apesar de não ser um local seguro para transmitir instantaneamente todas estas informações, ainda é uma utilidade nova. Que está sendo testada e estudada por milhares de usuários. A cada dia surgem novas funcionalidades e considerações. No mais aproveito a situação para fazer uso de um velho ditado:  Sobre as Redes Sociais posso dizer que sigo 'vivendo e aprendendo'. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário