quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comunicação Total


Muitos profissionais da comunicação, e pesquisadores da informática, psicologia e ciências sociais, afirmam que vivemos na Era da Comunicação Total. Os cidadãos, envoltos pela tecnologia, atuam como receptores e emissores, produtores e consumidores, de informação através das mais distintas plataformas. O cidadão multimídia, conectado com o mundo em tempo real, interage cada vez mais sem precisar estar presente no mesmo tempo-espaço de seus interlocutores. Neste panorama as instituições também acompanham tais transformações.

Dentro das perspectivas da Comunicação Integrada, a Multimídia não é só uma variedade de formatos de mídia. Texto, imagem e som. Mas sim uma variada forma de comunicar e interagir. Assim como os sentidos humanos. Ouvir, falar, ver e outras formas de sentir. 

Com o surgimento da televisão na década de 1960, muitos achavam que seria o fim do rádio. Na década de 1990, com a popularização da internet, alguns pesquisadores falavam na possibilidade do fim dos meios de comunicação tradicionais. Mas hoje em dia notamos que eles se integram. E convivem de forma harmônica, complementando as funções, uns dos outros. 

Neste sentido as organizações buscam adaptar-se às mudanças. Muitas delas investem em inovação tecnológica. E também em recursos humanos, misturando faixas etárias distintas. Integrando maturidade com juventude. Em alguns casos é necessário que sejam realizadas pesquisas e treinamento de pessoal, para a experimentação do novo. Aventurar-se em mundos desconhecidos onde nem sempre há garantia de resultados. 

De qualquer forma inovar é assumir riscos. Um planejamento pode ajudar a minimizar danos e prejuízos. E mensurar os resultados positivos. De qualquer modo precisamos estar cientes de que vivemos no país em que os internautas têm o maior tempo médio de navegação diária na internet. Sabendo que os brasileiros são os que mais utilizam as mídias sociais, compartilham opiniões e disseminam ideias na rede. Ou seja, o ciberespaço é um território a ser desbravado.

De outro lado, os meios tradicionais como os impressos, o rádio e a televisão seguirão respirando por tempo indeterminado. O que quer dizer que integrá-los às novas tecnologias é mais do que uma visão de comunicação total. Mas sim uma necessidade óbvia. Ter esta visão de comunicação integrada é o que as empresas chamam de implementar ações 360º. No mais, é necessário estar atento ao cenário e acompanhar as mudanças do macro ambiente.


J.P.D.

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