domingo, 6 de maio de 2012

Identidades particulares na mesma espécie


Na sociedade atual cada indivíduo tem um papel a desempenhar. O médico, o advogado, o policial, o professor, enfim quase todo mundo está incluído neste panorama de relações profissionais. Isto é o que muitos estudiosos chamam de identidade dos atores sociais. Cada um com uma função específica. E ramo de atuação definido.

Apesar dos distintos papéis possíveis de serem desempenhados na sociedade, há determinadas características que aproximam os indivíduos. Semelhanças nos tornam mais iguais do que diferentes, Contudo diferenças pontuais definem a identidade de cada um. Cada ator social vê o mundo a sua maneira. A cultura individual define um olhar único em relação ao mundo. 

Assim, como as particularidades definem as identidades, as semelhanças definem a espécie. Apesar do papel diferenciado que cada um desempenha em suas respectivas áreas de atuação, nos equiparamos por características comuns a todos. Respiramos, dormimos, comemos e temos uma visão singular do mundo. Eis o que, apesar das particularidades pessoais, torna os semelhantes iguais. 

J.P.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário