segunda-feira, 28 de maio de 2012

Transformar-se a si mesmo


Muito ouvimos falar nas transformações. Sejam da sociedade ou dos indivíduos. Da matéria ou da alma. Há exemplos bíblicos de transformação. Um exemplo é quando Jesus transformou água em vinho. Os Alquimistas da Idade Média também buscavam transformar a matéria. Muitos deles procuravam a fórmula mágica para a transformação do chumbo em ouro. Mas as transformações vão muito além do imaginário.

As transformações não são exclusivas dos vampiros e lobisomens. Do patinho feio. Ou do sapo que virou príncipe. Assim como as lagartas tornam-se borboletas e a argila vira cerâmica,  podemos transformar a nós mesmos e a sociedade. 

A sociedade se transforma a cada momento. E junto dela, os indivíduos vivem constantes transformações. Na busca pelo desenvolvimento pessoal muitos transformam seu estado físico e espiritual. Fumantes viram não fumantes. Obesos tornam-se esportistas. Leigos tomam o conhecimento para si. Analfabetos tornam-se letrados. Estes, e muitos outros, são os exemplos mais simples do que poderíamos chamar de 'transformar o limão em limonada'.

Assim sendo, como dizia Lavoisier: 'Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma'. As sementes viram frutos. As crianças, adultos. Os adultos, idosos. Os solteiros tornam-se casados. Filhos tornam-se pais. Alunos viram professores. Pacientes, tornam-se médicos. E tudo isto é apenas o capricho da natureza e do trabalho dos homens.

A transformação não é um mero milagre. Ela envolve, sobretudo, o esforço humano. Isto acontece todos os dias, quando milhões de pessoas no mundo transformam problemas em oportunidades. Desempregados, tornam-se trabalhadores. Pobres tornam-se ricos. É claro que o inverso também é real. Neste sentido precisamos ir além do otimismo para realizar as transformações que precisamos para otimizar nossas vidas. 

Todos temos um pouco do Mago. O primeiro Arcano Maior. Que coloca em sua poção os frutos das experiências que teve pela jornada para tornar-se o que é. Assim sendo, despertemos este Mago, e comecemos a transformar nossa realidade. A partir das transformações individuais e coletivas,  certamente transformaremos nosso planeta em um mundo melhor. Acredite e faça a sua parte.


J.P.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário