quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tempos em Tempos


Imagino que você já tenha parado para prestar atenção que há tempos em que as prioridades se invertem, e que é necessário mudar o foco para que a motivação se renove e a produtividade prossiga. Hoje em dia é comum intercalar atividades principais com atividades secundárias. O mundo está cheio de empreendedores que nos feriados viram esportistas. Empresários que nos fins de semana utilizam o tempo para o desenvolvimento espiritual. Trabalhadores que intercalam a jornada de trabalho com atividades de lazer ou de importância secundária. Pintores que também fazem esculturas. Escritores que também fazem música.

Até mesmo as artes marciais mais agressivas têm seus momentos de meditação. Há lutadores de Kung Fu que  fazem Tai Chi Chuan. Trabalhadores de alta performance também tiram férias, assim como Deus descansou no sétimo dia da criação. Em muitos casos é preciso desviar do foco de forma proposital, para depois retomá-lo com mais empenho e motivação.
   
A continuidade não implica necessariamente a ausência de intervalos. Guarde um tempo para ver o pôr-do-sol. Um dia para dormir até mais tarde. E quebrar as regras por um momento. Ser livre torna os homens mais próximos da felicidade. Precisamos sim ter metas e objetivos claros. Ter foco e trabalhar duro. Mas não leve a vida tão a sério. Até mesmo os homens mais centrados 'chutam o pau da barraca' de vez em quando. Mas depois retomam ao cultivo de sua plantação.

Tenha sempre um tempo disponível para não fazer nada. Já dizia Adam Smith: 'Tempo é dinheiro'. Vou além desta visão. 'O tempo não tem preço'. Se em um momento se atrever a dormir de dia durante a pescaria, e acordar na tempestade, tenha fé suficiente para caminhar sobre a água. Faça sua parte sem se cobrar pelo resultado de suas escolhas. Faça-as consciente e sem culpa. Mas busque andar pelo caminho certo.

Não falo em tirar o peso da consciência pelos erros do passado, ou focar-se nos acertos do presente para tornar o seu futuro algo melhor. Falo em conciliar o empenho como o 'pegar leve'. O equilíbrio entre a liberdade e a segurança podem tornar o viver mais prazeroso.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário