sexta-feira, 27 de abril de 2012

Planeje e execute


Chega sexta á noite, costumo lembrar-me do passado recente. Noites de boêmia, festas em demasia, quando trocava a noite pelo dia. Com o tempo mudam as prioridades. Pelo menos para algumas pessoas. De qualquer forma é natural que o amadurecimento venha na hora exata. Costumo bater na tecla das renúncias e das escolhas. A mudança consiste transformar o velho mundo em um mundo novo. 

É preciso saber o que você quer. E entender que tudo tem um preço. Será preciso agir conforme os interesses e objetivos. Cometer erros no caminho é natural. E faz parte da jornada. Mas que sejam outros erros seguidos de velhos e novos acertos. Mas estando conscientes e pacientes saberemos o que fazer quando for preciso. 

Uma boa dica é construir um plano de metas. Colocar nos papel os objetivos a curto, médio e longo prazo. Planeje. Tenha uma agenda. Escreva suas metas. Seja flexível com horários e prioridades. Tente fazer o principal. E saiba que nem sempre poderá fazer tudo. Mas tente fazer da melhor forma.

Isto é o que chamamos de Planejamento Estratégico. No Marketing usam-se os termos de Missão e Visão. A primeira corresponde a 'onde queremos chegar', enquanto a segunda nos mostra 'o que fazer para chegar lá'. 

Mas para isso não basta planejamento. E força de vontade. Precisamos estar bem conosco. Ter pensamento positivo. Sensibilidade e capacidade de adaptação. Saber quando é a hora, utilizar da melhor forma o momento da inspiração.

Se preciso, inverter as prioridades sempre que for conveniente. Expandir o foco. É possível conciliar diferentes frentes de ataque em uma empreitada. Mas é necessário dedicar a maior parte da concentração e do tempo naquilo que for mais importante no momento. Incluindo atividades que nos trazem satisfação pessoal desde que sejam construtivas.

Vou citar um exemplo. Há pessoas que trabalham o dia todo, durante toda a semana, mas não tem tempo para a família, olhar um filme no cinema, ficar na cama até mais tarde, ler um bom livro, jogar um videogame, sair para curtir com os amigos, bater aquela bola no parque ou tomar um chimarrão ao por do sol de domingo.

O que venho aqui falar é que com planejamento é possível encontrar espaço para conciliar prioridades. Se sabemos o que fazer e como fazer, os resultados se tornam mensuráveis. Quando as pessoas tem liberdade de escolha, costumam agir com motivação. E a motivação, junto ao empenho são os segredos do sucesso. E o maior sucesso é ser feliz.

A dica é: Planeje. Faça escolhas dando prioridade para as atividades mais importantes. Dedique maior tempo àquilo que pode melhorar a sua situação, mas guarde tempo para recarregar as baterias. Faça sua parte. Isto é certo. Agora é a hora.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário