sexta-feira, 13 de abril de 2012

Identidades, Diferenças e Inclusão


A questão da inclusão social vem movendo pesquisadores durante décadas na finalidade de encontrar um meio em que possamos caminhar juntos e de braços dados. Isto parece contraditório quando se fala em diferenças, identidades particulares, inclusão e exclusão. Contudo o convívio social harmônico é o caminho para o entendimento entres as diferentes identidades.

É certo que é necessário que haja ordem para que o progresso se dê de forma natural. De outro lado precisamos ter a mente aberta para novas possibilidades. E assim fugir do maniqueísmo do certo ou errado, do sim ou não, do tudo ou nada. Existe espaço para outras formas de pensamento. E além de espaço, há a necessidade de outras teorias, teses, perspectivas e consequentemente novas soluções.

Quando falo em senso crítico e contestação não quero dizer,  de forma alguma, anarquia e desrespeito. Todos têm o seu papel na sociedade. O que procuro salientar é a oportunidade e possibilidade de cada um colocar o seu ponto de vista. Revelar aos outros a forma como vê e interpreta o mundo.

Enfim, precisamos mais do que oportunidades iguais e maior inclusão dos ditos 'diferentes'. Precisamos valorizar  a sede daqueles que querem mais. E ousam falar o que pensam mesmo quando são minoria. As hierarquias precisam sim serem respeitadas, mas não ao ponto de se tornarem tiranias. É preciso dar voz aos excluídos, mas dentro da ordem da democracia. Da ética e da moral. Meus esforços neste sentido são uma questão de identificação com o processo de inclusão e com a luta por ela. Apesar de que 'só sei que nada sei' tenho o desejo, e me sinto motivado, em participar desta transformação.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário