sábado, 7 de abril de 2012

Personificações do criador

 

Há alguns dias estava conversando com uma amiga sobre temas de nosso interesse, como a inclusão social de artistas e outros trabalhadores. Os direitos das minorias e os excluídos. Quando digo temas do nosso interesse, excluo por um momento o que se passa nas telenovelas e nos gramados de futebol. Falando em termos mais amplos seguimos a conversa por caminhos incomuns. Até que chegamos ao tema da criação de personagens por parte dos autores. Ela me perguntou de onde tiro inspiração para criar os personagens de meus contos, poemas e outras estórias. 

Para chegar até esta resposta tive que lembrar outros 'criadores' como eu. Lembrei primeiramente de Chico Anysio, que falecera recentemente, e criou mais de 200 personagens aos quais deu vida ao interpretá-los. Mas fui mais fundo na obra da criação literária. Cheguei até o Walt Disney. Não apenas um 'criador', como costumo chamar os escritores, mas também um personagem, uma criatura admirável.

A história de Disney mostra luta e superação. Em certo momento de sua vida, Disney foi despedido de um jornal onde trabalhava. O motivo, segundo o editor chefe, era que Walt não tinha imaginação suficiente para o cargo. Walt Disney nos provou o contrário e criou inúmeros personagens, dando vida a cada um,  que por sua vez marcaram nossas infâncias, e fazem parte do dia-a-dia de nossas crianças.

Então ao explicar à minha amiga, perguntei a ela o que era o Pato Donald, o Pão Duro Macmoney, o Tio Patinhas, o Professor Pardal e os três Sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luizinho). E logo após perguntar, já respondi dizendo que tais personagens são as diferentes personificações do próprio Disney. Walt Disney deu um pouco de si para dar via a cada uma destas criaturas. E assim fez com os Irmãos Metralha, Zé Carioca, Mickey e Pateta.

Os personagens nada mais são do que personificações do criador. É claro que ao criar um personagem, o autor, além de colocar um pouco de si, coloca também muito das pessoas que conhece. Em cada criação é uma nova poção, em que o criador (Mago) mistura ingredientes de sua personalidade juntamente com a personalidade de outros que se identifica. Então após todas estas explicações a pergunta de minha amiga estava respondida. 

Como crio meus personagens? Dando a eles um pouco de mim, do meu outro e do meu mesmo. Assim fez também Chico Anysio e Walt Disney. E assim faz a maioria dos autores. Um 'criador' é capaz de dividir-se e multiplicar-se em infinitas criaturas. Uma personalidade é capaz de multiplicar-se em infinitas personificações. Temos que lembrar que os autores também são personagens. E que, como criadores, também somos criaturas. Cabe a nós, autores, personificar nossa múltipla e complexa identidade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário