quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Press Release na Assessoria


Existem inúmeras ferramentas de comunicação que são eficientes na divulgação de marcas, produtos, serviços e eventos. Podemos citar algumas delas como o marketing, a publicidade, o merchandising e a assessoria de imprensa. Os canais de propagação também são infinitos. Um exemplo eficiente é o press release, muito utilizado para levar a informação até os veículos de comunicação.

Veículos como rádio, televisão, internet e impressos recebem todos os dias informação formatadas em releases. release nada mais é do que uma introdução à notícia. Utilizado por assessores de imprensa para divulgar informações de seus assessorados para jornais, revistas e outros meios. 

No press release, são necessárias informações básicas sobre o evento, ou fato, a fim de torná-lo notícia. As informações básicas da notícia se compõem no que chamamos de Lead. O Lead da notícia, por sua vez, tentará responder cinco perguntas básicas sobre o que está sendo divulgado. (O que /Quem/ Onde/ Quando/ Como/ Porque).

Neste sentido as assessorias de comunicação mantêm relações com distintos canais. Pautando noticias aos mais diversos veículos. Trazendo informações até os leitores, ouvintes e telespectadores. Uma grande porcentagem das notícias publicadas nos jornais de todo o mundo provém das assessorias. Façamos bom uso desta ferramenta.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário