domingo, 22 de abril de 2012

Jorge da Capadócia


Nesta segunda-feira, 23 de abril, comemora-se o dia de São Jorge no Brasil. Jorge era soldado do Império Romano e é venerado como Mártir Cristão. No Candomblé é chamado de Ogum. Conhecido por lutar pelos interesses do Espírito Santo, sua interseção é invocada para vencer demandas e abrir caminhos. 

Segundo a lenda, Jorge haveria nascido na Capadócia, e depois mudado para a Palestina. Na Idade Média foram fundadas inúmeras Ordens de Cavaleiros em sua homenagem. Tais cavaleiros afirmavam que ele aparecia e lhes favorecia o combate.

Mito, lenda ou fato, afigura de Jorge continua sendo cultuado, e é respeitado em todo o mundo. No Brasil possui centenas de seguidores e simpatizantes. Há relatos de que sua interseção abrange conquistas em vários setores. Desde o trabalho manual com o ferro, o cultivo da terra o livramento dos vícios.

Neste dia, aproveitemos do exemplo de Jorge para que nos empenhemos nas conquista de nossos objetivos. Como guerreiros fiéis aos propósitos de Deus. No caminho da verdade e do respeito mútuo. Pois somente assim poderemos construir um mundo melhor.


Trecho da Oração à São Jorge


" .'. Eu andarei vestido e armado, com as armas de Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me toquem, tendo olhos não me vejam e nem pensamentos eles possam ter, para me fazerem mal.

Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar .'. "


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário