terça-feira, 24 de abril de 2012

Interação mediada por pessoas

Sabemos que a comunicação é o diferencial que faz com que a informação circule, se multiplique e se expanda. Grande parte das organizações tem investido neste ramo, através de estudos e pesquisas, além de tecnologia. As conexões interativas se mostram como meios de alcançar objetivos estratégicos e mensurar resultados.

Contudo muitas destas instituições, ao priorizar o investimento na tecnologia como mediadoras da interação, se esquecem de que a interação é feita por pessoas. As próprias pessoas são os mediadores, e por sua vez fazem a conexão entre informações para que o fluxo do conhecimento aconteça.

Não quero dizer que a noção de que softwares e hardwares deixam de ser mediadores imprescindíveis em uma interação. Mas o que faz circular a produção cultural é primeiramente a sensiblidade dos cinco sentidos humanos. Depois sim, entram as máquinas como extensões de tais canais.

O que quero dizer, é que a mensagem se propaga independente do meio. Pode surgir de algo imaterial como o pensamento e a imaginação. O conhecimento e a informação estão além da terra, da água e do ar, pois vive nos seres vivos racionais. Os Hommo Sapienssão o meio, enquanto a mensagem é o fruto do pensar, do imaginar e do sentir.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário