terça-feira, 24 de abril de 2012

Brasil: País de Fé


O Brasil é um país multicultural. Nossa heterogeneidade inclui a religião dentre outras formas de cultura e tradição. Isso faz de nosso país uma nação complexa e ampla em diversidade. Alguns gurus da atualidade dizem que o Brasil é o berço das religiões da nova era.

Minha história não é muito diferente da de muitos brasileiros. Fui batizado na igreja, fiz catequese, crisma... Filho de mãe católica e pai maçom, aprendi a respeitar as diferenças e as identidades religiosas. Quando criança, estudei em Colégio Jesuíta, também frequentei escolas Maristas no segundo grau e na faculdade. Comunguei com carmelitas, estive em centros espíritas, igrejas evangélicas, adventistas... Intercambiei com judeus, árabes, e budistas.

Em cada lugar que passo, procuro doar um pouco de mim e colher um pouco de cada um. Não é uma troca, mas sim uma soma. Isso possibilita desenvolver-se de forma complexa e completa. Aprendendo assim uns com os outros e agregando-se às suas histórias particulares e experiências de vida.

Assim tem sido e continuará sendo com grande parte dos brasileiros. O Brasil é um país que proporciona esta interação. Neste sentido precisamos respeitar as diferenças e valorizar as identidades, pois no fim das contas nossas diferenças e semelhanças nos fazem iguais. Porém,  cada indivíduo é único. De qualquer forma precisamos olhar para cristãos, árabes e judeus e ver neles irmãos filhos do mesmo Pai. 

Mesmo com todas as diferenças, hoje em dia as religiões concordam com a existência de um único Deus. O monoteísmo é fato. Independente da forma como sentimos o criador. Onipresente, em tudo e em todos, ou independente, em cada pessoa. A unidade divina esta em cada crença. Como diriam os Hindus, 'Namastê'.


J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário