quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O mercado livre dos fraudes


Venho através deste texto abrir os olhos das pessoas que pensam em fazer compras na internet. Minha intenção não é de prejudicar as vendas deste setor, mas sim no papel do consumidor, e na intenção de evitar que outras pessoas entrem na mesma roubada que entrei. Me sinto no dever de informá-los o que pode acontecer se você optar pelo que chamam de Mercado Pago em alguns sites.

Estou descontente com os serviços de um site em específico. E não sou o único. Fiz uma compra com pagamento antecipado. A compra foi cancelada. O dinheiro ficou de ser reembolsado. Contudo isto não aconteceu... Pesquisei no Google, o nome do site e as palavras 'fraude' e 'reclamações', e percebi que este não seria um caso isolado. Há um grande número de consumidores lesados no site em questão. Um dos maiores neste ramo. 

Já correm inúmeros processos na justiça de acordo com as leis de defesa do consumidor. Pessoas que não recebem seus produtos. Produtos que são enviados com defeito. Dinheiro que deixa de ser reembolsado. Pessoas que além do dano material têm também danos psicológicos causados pelos incômodos de uma compra problemática. Há também o outro lado, é claro. Já fiz compras anteriormente sem problemas. E achei que isto nunca haveria de acontecer. Mas fóruns de discussão mostram que eu estava enganado sobre a falsa imagem que tinha sobre o serviço. 

Pelo número de incidências crescente neste tipo de fraude, tudo indica que este serviço é super arriscado e nada seguro. Tanto que alguns sites são causados constantemente de fraude por consumidores insatisfeitos. Uma boa pesquisa na internet sobre o tema, e o nome do site que você deseja fazer a compra, pode lhe esclarecer sobre o que estou falando.

Abra os olhos e pense duas vezes antes de fazer uma compra pela internet. Esta é apenas uma dica de consumidor. Espero que um dia o mercado esteja livre de fraudes desta natureza. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário