sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Malhando mente e alma


Acabei de vir da malhação molhado de suor. Minha malhação é, para muitos marombeiros, motivo de piada. Fora de forma, me contento com alguns minutos eventuais de academia por semana. Mas a maioria dos críticos não sabe o real motivo que me leva ao fitness. 

A maior parte das pessoas malha para emagrecer ou ficar mais forte. Se eu dissesse que não há esse interesse da minha parte, estaria mentindo. Pois há sim. Contudo o que me faz ir levantar peso de 2 a 5 vezes por semana são os efeitos psicológicos que este exercício me traz. Malhar é mais eficiente do que qualquer medicamento quando se quer amenizar distúrbios como a bipolaridade e os transtornos obsessivos compulsivos. Além de desenvolver a autoestima e a força de vontade. Falo por experiência própria. O que faz de mim o puro conhecimento empírico sobre o tema.

Na malhação de hoje fiz 7 tipos diferentes de exercícios, em 4 séries de 10 movimentos cada um. Isso tudo em 20 minutos. Com peso médio, próximo de meu limite. E tempo de intervalo quase nulo, próximo zero. O que os personal-trainers chamam de treino de condicionamento físico. Motivo de questionamentos de muitos colegas, que demoram em média uma hora ou mais pra fazer o mesmo treino. Estes de fato ainda não entenderam a  moral da história. Deste modo, como não vou a passeio, nem para fofocar ou descansar fazendo intervalos longos, chego lá, mando ver e volto pra casa.

É claro que se quiser perder peso ou ganhar massa muscular deverei fazer treinos mais efetivos. Ou incluir esteira e bike na lista de atividades. Mas como vou para malhar mais a mente e a alma do que o próprio corpo, e tenho obtido resultado neste sentido, estou sereno. Em relação a outros efeitos relacionados aos exercícios físicos posso dizer que são inevitáveis. Agora, para finalizar o dia e abrir a noite, um bom banho será bem vindo.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário