terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Escolhas necessárias


Após alguns dias de envolvimento com o Fórum Social Temático, minha vida começa a voltar ao normal. Se de um lado tudo parece estar andando bem com o trabalho duro de cada dia, de outro lado problemas do passado insistem em bater à porta. Do ano passado para cá, deixei de beber, de fumar, de frequentar a noite e tenho me resguardado de algumas companhias que me estimulavam a viver naquele mundo. Contudo a fera ainda vive, mesmo que adormecida, dentro do homem.'.

Já dizia um ditado que 'o homem é o lobo do homem'. Neste sentido, nos últimos três ou quatro dias tenho tentando me sabotar em relação a um dos meus princípios maiores. Viver em abstinência do cigarro e do àlcool é para mim mais importante que o próprio trabalho, o estudo e outras atividades. É questão de vida. Saúde propriamente dita. Vale mais do que a riqueza material à qualquer custo. Para mim é como eliminar o risco de caminhar em direção ao inferno.'.

Mas como minha origem é celeste, devem prevalecer os resquícios do puro menino que um dia fora. Estimulado por minha natureza divina, me vejo na obrigação de renunciar alguns prazeres. De fato, cigarros, álcool e a boemia da noite já não tem mais nada a ver comigo. Preciso mesmo, além do trabalho, é de um tempo para ler um bom livro. De uns 30 minutos diários de academia, mesmo que sirva apenas como terapia. E de uma boa mulher para conversar e praticar o Kama Sutra.'.

Ainda bem que me mantenho limpo e sereno, seguindo os passos da abstinência. Contudo, aproveito a data, e o texto para manifestar o meu desejo e a minha decisão. De fato, os resquícios da rebeldia sem causa e da inconsequência da juventude, mesmo que fossem endereçados a mim, já não me fazem mais a cabeça. Decido sim a encarar os desafios de ser maior que os desejos, como faço frequentemente. Mas sei que a luta continua.'.

Lembro que há um ano atrás participei da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Calejado, voltei para casa prostrado de uma longa caminhada. Havia um objetivo. E um milagre a ser realizado. Hoje, ao invés de clamar a uma intersecção maior, me vejo em condições e na obrigação de realizar por minhas próprias mãos este milagre. Não para ser reconhecido como santo, mas pelo merecimento de quem tem respeito próprio. Selar e consolidar esta conquista sobre o próprio corpo, que para mim é o templo maior do Espírito Santo. De qualquer modo, à mim faça outras oferendas. Traga-me incenso, ouro e mirra. Conhecimento, trabalho e mulheres para alquimia. Além do elixir da longa vida. Aleluia, Aleluia, Aleluia.'.

 J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário