Como todos sabemos, 2012 será um ano
eleitoral no Brasil. Desta vez iremos escolher entre representantes para ocupar
cadeiras em cargos como os de vereador e prefeito, por exemplo. Em 2010, no
Brasil, tivemos uma novidade na propaganda eleitoral que incluiu um regulamento
sobre o uso da internet. Em 2012 as ferramentas virtuais online serão ainda
mais utilizadas. Seguindo o exemplo precursor norte-americano das campanhas de
Obama e McCain (veja o vídeo), por aqui a tendência é extrapolar além
dos sites e blogs pessoais.
Para alguns a corrida começa mais cedo.
Nota-se um crescente movimento na construção de comunidades e perfis nos
"Sites de Redes Sociais'. O que chamamos 'Redes Sociais Virtuais
Online' ou simplesmente de 'Mídias Sociais'. Orkut, Facebook,
Twitter e YouTube aparecem como a bola da vez no que diz respeito a tendência
em ocupar o lugar como mídia alternativa. Com a vantagem de seleção de público,
e disponibilidade de acesso quase onipresente durante as 24 horas do dia, os
sites de relacionamento, e compartilhamento de vídeos e mensagens, tem grande
chance de se tornar diferencial na corrida eleitoral.
Inúmeras agências de Publicidade e
Propaganda, assim como as de Marketing Estratégico, já se especializam
em Mídias Sociais pelo fato de sentirem que este é o grande 'x' da
questão. Nos Estados Unidos foi o diferencial que alavancou a campanha de
Obama, com verbas milionárias provindas de arrecadações feitas pela
internet. E apesar dos americanos não serem mais os mesmos, eles ainda lançam
moda e servem de modelo para o resto do mundo. Principalmente em
estratégias na comunicação.
A nós nos resta acompanhar estas
mudanças e participar delas de alguma forma. Seja como cidadão-eleitor, no
sentido de pesquisar e avaliar as propostas de cada candidato; Seja no sentido
de produtor e consumidor de conteúdo, internauta participativo, na construção
social do conhecimento e da informação. Façamos a nossa parte. O resto fica por
conta da tecnologia.
J.P.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário