terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eleições Online


Como todos sabemos, 2012 será um ano eleitoral no Brasil. Desta vez iremos escolher entre representantes para ocupar cadeiras em cargos como os de vereador e prefeito, por exemplo. Em 2010, no Brasil, tivemos uma novidade na propaganda eleitoral que incluiu um regulamento sobre o uso da internet. Em 2012 as ferramentas virtuais online serão ainda mais utilizadas. Seguindo o exemplo precursor norte-americano das campanhas de Obama e McCain (veja o vídeo), por aqui a tendência é extrapolar além dos sites e blogs pessoais.

Para alguns a corrida começa mais cedo. Nota-se um crescente movimento na construção de comunidades e perfis nos "Sites de Redes Sociais'. O que chamamos 'Redes Sociais Virtuais Online' ou simplesmente de 'Mídias Sociais'. Orkut, Facebook, Twitter e YouTube aparecem como a bola da vez no que diz respeito a tendência em ocupar o lugar como mídia alternativa. Com a vantagem de seleção de público, e disponibilidade de acesso quase onipresente durante as 24 horas do dia, os sites de relacionamento, e compartilhamento de vídeos e mensagens, tem grande chance de se tornar diferencial na corrida eleitoral.

Inúmeras agências de Publicidade e Propaganda, assim como as de Marketing Estratégico, já se especializam em Mídias Sociais pelo fato de sentirem que este é o grande 'x' da questão. Nos Estados Unidos foi o diferencial que alavancou a campanha de Obama, com verbas milionárias provindas de arrecadações feitas pela internet. E apesar dos americanos não serem mais os mesmos, eles ainda lançam moda e servem de  modelo para o resto do mundo. Principalmente em estratégias na comunicação. 

A nós nos resta acompanhar estas mudanças e participar delas de alguma forma. Seja como cidadão-eleitor, no sentido de pesquisar e avaliar as propostas de cada candidato; Seja no sentido de produtor e consumidor de conteúdo, internauta participativo, na construção social do conhecimento e da informação. Façamos a nossa parte. O resto fica por conta da tecnologia.


J.P.D.

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