Nesta
segunda-feira, 12 de setembro, ocorreu no auditório do prédio 41 da PUCRS, um
debate promovido pela RBS em parceria como 24º Set Universitário, sobre a
Geração Y e as novas mídias digitais. Terence Reis (Diretor de Operações e
Sócio do Grupo Pontomobi) e Bob Wollheim (Empreendedor focado em conteúdos para Geração Y, sócio
da Sixpix e da Ei Mobile) detalharam o assunto sob
aspectos interessantes.
O primeiro a ter a palavra foi Bob Wollhein. Bob caracterizou
a a internet atual como uma plataforma onde há excesso de conteúdo,
dentro de uma comunicação não-linear sem controle, onde o que mais vale é a
co-criação, a interação e a possibilidade de ser um produtor de conteúdo
(emissor). O mundo das Mídias Sociais do Facebook, Orkut, Twitter, entre
outros, é a grande revolução do momento. Bob vê a internet, não como uma rede
mundial de computadores, mas, como uma rede mundial de pessoas.
Wollheim fez uma crítica à 'imprensa marrom', que compra
votos de aprovação de conteúdo. Colocou as Mídias Socias como criadoras de
Redes de Marca. E disse que aqueles que trabalham com tais mídias devem
procurar entender mais de pessoas do que de tecnologias. Citou que o acesso de
alguns produtores de conteúdos está baseado em suas habilidades de
relacionamento. Provando mais uma vez que é melhor entender de gente. E ainda
encerrou dando uma dica aos futuros jornalistas, dizendo que é preciso
delimitar a área de atuação, e considerar as possibilidades do
empreendedorismo.
Terence Reis trouxe a tona o mundo dos Mobile. A tecnologia
móvel dos Smartphones. Tendências de convergência de mídias. Internet no
celular. ('todos terão um Smartphone, dentro de 3 anos'). Com um aumento
médio de 50% da banda da internet móvel por ano, o acesso tende a se tornar
popular. 'É preciso inovar continuamente'. Com idéias geniais, pequenas
empresas com poucas pessoas, saíram de garagens para ganhar o mundo.
São muitos os exemplos. Reis relatou a necessidade que uma marca esteja em
todos os canais em que o consumidor possa estar. E a tendência de aumento do
uso de mecanismos de transmissão de voz em tempo real via internet.
O debate encerrou com perguntas feitas pelos alunos e público
em geral. Aproveitei para perguntar se, como citavam alguns autores na virada
do milênio, a internet seria uma ameaça às mídias tradicionais. Ambos
responderam dizendo que as mídias podem conviver simultaneamente. Ainda foi
citado que a TV não acabou com o rádio, mas que o lucro dela superou em muito o
faturamento que do rádio tem com publicidade e outras ações. Sendo que esta sim
é uma possibilidade que existe entre a internet e as mídias
tradicionais. Só o tempo irá revelar.
Juliano Dornelles
Nenhum comentário:
Postar um comentário