quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Papo de academia


Estava pesquisando sobre treinos de halterofilismo para escrever algo no blog. Dar alguma dica. Todavia não me vejo em condições de indicar um treino específico. Primeiro, pela minha exímia forma esbelta, e, segundo, por não ser um profissional graduado na área da educação física. Mas posso falar de forma opiniática sobre a malhação nas academias.

Basicamente os exercícios dividem-se em dois tipos. Os aeróbicos (correr, caminhar, nadar, lutas, esportes com bola e outros) e os anaeróbicos que são essencialmente os levantamentos de peso. A opção pela  primeira modalidade geralmente é feita na busca da perda de gordura localizada e ganho de resistência física. A segunda opção surge na intenção do aumento de massa corporal. Contudo os dois formatos se complementam na busca da boa forma.

Mas mudando um pouco o direcionamento da nossa conversa, e ao mesmo tempo mantendo-se na linha, vou fazer uma pergunta aos que dedicam horas ou minutos de seu dia nas academias. 'O que você vai fazer lá?' Conforme descrevo no parágrafo anterior, muitos irão responder que malham para perder peso, ganhar músculos, desenvolverem condicionamento físico e ficarem mais bonitos e saudáveis ou simplesmente  entrar em forma . Mas nem todas as respostas serão tão óbvias.

Vou partir do meu exemplo e de outros exemplos que vejo na academia onde finjo ser fisiculturista. Vejo lá muitas senhoras que, na realidade, vão à academia para fofocar umas com as outras. Também noto meninas que, pelo meu ponto de vista, estão ali apenas para admirar e paparicar os 'marombeiros' de plantão. Em ambas as situações, noto que malhar é o que menos fazem. Mas não sou muito diferente. Em poucos minutos  e dias não muito frequentes apareço ali para, segundo eu, fazer terapia. Sempre me defendo com este papo quando instrutores me cobram uma presença mais frequente e malhação mais árdua e duradoura. 

Mas o lance principal de tudo isso não é porquê vamos à academia. Nem o que vamos fazer lá. Mesmo se formos para fofocar, fazer turismo ou apreciar as belas pernas das garotas que realmente malham para valer, o principal é que nesta brincadeira, levantando um peso aqui, outro ali, de minuto em minuto, estaremos caminhando em direção a uma vida mais saudável. Além da interação social que se dá nestes ambientes. E, sobretudo, com a terapia feita, emagrecer ou ficar mais forte será lucro.

Juliano Dornelles


Nenhum comentário:

Postar um comentário