segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E INTERPRETAÇÃO


O processo de comunicação baseia-se basicamente em um modelo onde um emissor transmite uma mensagem utilizando um código e linguagem, através de um meio ou canal, para um receptor. Durante este processo, a mensagem sofre a ação dos ruídos do meio. De outro lado o receptor terá de decodificar a mensagem e interpretá-la. Dando assim um retorno (feedback) ao emissor. Contudo muitas vezes, nesse processo, tanto emissor como receptor podem cometer erros, seja na escolha do meio ou linguagem, seja na decodificação e interpretação da mensagem.

'Quem? Diz o que? Para quem? Em que canal? Com que efeito?' Estas são as perguntas básicas que devemos fazer ao analisar o processo de comunicação. Contudo vou cometer um erro, proposital, de desvio de foco desta mensagem, mudando o rumo do lead. O 'lead' é a alma da notícia. Em relação ao fato, evento ou situação noticiada. Pode-se perguntar. Sobre 'o que' eu falo. Ou de 'quem' falo. 'Onde' sucede o evento. 'Como' se desenvolve a trama. 'Quando' ocorre. E 'por que' aconteceu, acontece, ou acontecerá o fato.

Vamos ao que interessa. Você viu o vídeo acima? Ali existem vários erros de comunicação. Posso citar alguns. A mudança da língua sem tradução. Uma legenda que não acompanha o texto da fala. Uma tentativa de transmitir em libras o que se estava falando, totalmente 'sem noção'. Bom, nesta situação tudo foi feito de propósito. Contudo, muitas vezes ocorrem erros deste tipo, ou de gêneros maiores, em processos comunicativos. 

Os erros possíveis de serem cometidos são tantos. Vão desde a decodificação. A escolha errada do meio. Código incompatível entre emissor e destinatário. Falha ao desenrolar o 'lead'. Ou até mesmo uma resposta que não condiz com o objetivo desejado. E tantas outas possibilidades de deixar de atingir o objetivo inicial da comunicação. Neste sentido precisamos fazer a escolha certa do meio, códio, canal e linguagem para que tenhamos o 'feedback' esperado. Agora, 'cuidando do próprio nariz' e  sem 'apontar o cisco no olho' de alguém, espero não ter fugido do tema, mantendo o foco.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário