sábado, 30 de julho de 2011

Férias para pensar diferente


Todos sabemos que o sexto mês do ano é o mês de junho. No entanto o segundo semestre começa mesmo pra valer no dia primeiro de agosto. Geralmente este é o dia em que se retomam as atividades escolares, das faculdades, do ensino médio e fundamental. Neste sentido, pais se adaptam ao calendário dos filhos para tirarem suas férias e fazer aquela viagem de descanso.

Assim como em datas comemorativas de natal, fim do ano, páscoa e carnaval, as férias de inverno são um momento atípico. Principalmente em cidades do interior, serra e litoral. Nesta época, muitos de nós aproveitamos para descansar em outro cenário. Ou simplesmente visitar parentes ou amigos que moram em outro ponto geográfico. São nestes momentos que, inspirados pelo novo ar e paisagem, acessamos outras realidades. Que por sua vez nos oferecem outras soluções aos problemas do cotidiano.

Aproveitar ou não esta situação para voltar para casa, trabalho ou escola, renovado e inspirado para assumir compromissos, atingir metas e respeitar prazos é algo que deveria ser o objetivo de todos. Apesar disso, muitos contentam-se apenas em descansar. Contudo, é inteligente aproveitar as experiências que surgem fora do hábito, para refletir sobre novos caminhos e possibilidades.

Uma nova ideia pode ser desenvolvida de duas maneiras. O mais habitual são os insights que temos em momentos de desligamento e concentração simultâneos. A outra, é fruto do puro esforço, filosofia, matemática, planejamento e execução. O importante é que, nestes momentos de desprendimento da rotina, busquemos novas saídas e soluções. Seja pelo planejamento exato, frio e calculista. Ou pelo simples acaso da inspiração divina e involuntária.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário