sexta-feira, 1 de julho de 2011

Exemplos de superação


Há mais de um ano postei um vídeo do YouTube no blog intitulado 'Vida igual a risco'. O vídeo em questão falava de algumas personalidades que superaram seus limites mostrando que devemos acreditar em nós mesmos. Este ano também postei outro vídeo no mesmo sentido. Falando da Renovação através de uma ilustração da chamada 'Lenda da águia'. O resumo de tudo isto é que, renovando e superando-se, somos capazes de realizar milagres.

Muitas vezes olhamos para as pessoas e não damos muito valor a elas. Não sabemos que por trás daquele jovem surfista de verão, que ficava apenas alguns segundos sobre a prancha, há um adulto de futuro. Médico, construtor ou até mesmo um sacerdote. É difícil olhar para um hippie-punk de 19 anos e saber que será um empresário bem sucedido aos 43. Mas o ser humano é capaz de tudo. Já vi pessoas, que antes tinham problema de obesidade,  perderem 30 quilos com saúde, largarem o tabaco depois de 30 anos fumando e viverem mais 25 em plena forma. 

Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, foi cortado do time da escola quando adolescente. Os Beatles foram recusados por uma gravadora, que lhes disse que o som da guitarra iria acabar. Walt Disney, antes do sucesso, foi despedido de um jornal, pois segundo seus chefes não tinha imaginação. Abraham Lincoln foi derrotado em 8 eleições, fracassou nos negócios duas vezes, teve um colapso nervoso e acabou sendo um dos maiores presidentes dos Estados Unidos. Todos estes exemplos tiveram a oportunidade de desistir, contudo persistiram e alcançaram o devido sucesso.

No Brasil temos alguns exemplos notáveis de superação. Marina da Silva viveu até os 16 anos no seringal, sobreviveu a cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose, morou em um convento mas desistiu de ser freira por 'falta de vocação', aprendeu a ler a escrever depois de adulta. Superou inúmeras dificuldades e acabou sendo a mais jovem senadora eleita no Brasil. Silvio Santos começou como camelô e construiu uma das maiores empresas de comunicação no Brasil. Paulo Coelho, experimentou drogas e teve experiência homossexual, curtia uma vida de liberdade exacerbada ao lado do seu amigo rebelde Raul Seixas, e hoje é casado e reconhecido como um dos maiores escritores do mundo na atualidade. 

Estes, e muitos outros exemplos, nos servem como estímulo ao desenvolvimento e superação. As vezes diante de uma situação desagradável, ou de desconforto, pensamos em jogar as cartas. Contudo a perseverança pode levantar o homem. É possível 'chegar até as nuvens com os pés no chão'. O homem é capaz de fazer milagres. 



Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário