quarta-feira, 8 de junho de 2011

Navegação segura


Todos que utilizam a internet sabem que estão sujeitos a inúmeras ameaças. Vírus que danificam o computador, e-mails indesejados e outros fraudes colocam a navegação em risco. Para isso existem softwares que protegem os computadores destes inconvenientes maliciosos. Os Antivírus, que combatem as ameaças e os Firewall(parede de fogo), que controlam os acessos do computador.

Muito de nós já passamos pela situação de ter o computador infectado por um vírus, que inabilitou a execução de algum utilitário ou aplicativo. Às vezes a única solução é a formatação do sistema. Neste caso corremos o risco de perder arquivos e programas se não tivermos um backup prévio. 

Além dos vírus, existem também os trojans (cavalos de tróia), que possibilitam que invasores entrem em nosso computador, roubando informações ou até mesmo danificando o sistema. Para roubar senhas há a prática do fishing, onde páginas falsas roubam senhas de usuários. Neste sentido também existem os keyloggers e os Screamloggers.

Nossos e-mails também sofrem o ataque do que conhecemos por spams. Mensagens indesejadas que lotam nossa caixa de entrada. E os navegadores, dos Adwareslinks que abrem sem a nossa solicitação. Para evitar estes e aqueles problemas, recomenda-se atualizar senhas com frequência, utilizar antivírus, deixar o Firewal sempre ativado e tomar cuidado com sites suspeitos. Neste sentido nos aproximaremos de uma navegação segura.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário