quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Conectividade além do tempo e espaço



A tecnologia dos últimos tempos revolucionou o que conhecíamos sobre conectividade. Assim como já fez no passado o telégrafo e o telefone, a internet mudou o modo de relacionamento entre as pessoas. Usuários que se organizam em rede para discutir seus pontos de vista participam de comunidades em redes sociais que vão além do espaço e do tempo.
.
Há anos atrás circulava no You Tube um vídeo chamado Prometeus, que sugeria algumas mudanças que as novas tecnologias iriam trazer. Uma delas era sobre o que o vídeo chamava de prossumers. Os prossumers são os usuários do momento. A tradução do significado configura um personagem que é produtor e consumidor de conteúdo ao mesmo tempo. Conteúdo multimídia. Através da rede. O que antes era uma comunicação de poucos para muitos, através do rádio e da televisão, agora é uma comunicação de muitos para muitos.
.
Web 2.0, por sua vez, revolucionou as possibilidades de produzir conteúdos. A web como plataforma possibilitou que leigos, desconhecedores de programação, produzissem conteúdo em blogs, fotologs, videologs, sites pessoais e outras redes como My Space, Orkut e Facebook. A revolução dos 140 caracteres do Twitter, assim como o Jaiku, agilizou esta relação. Com mensagens mais curtas e e um grupo abrangente de receptores nasceu uma forma fácil e rápida de publicar mensagens e até mesmo de comentar outros posts. Assim como as tags do Delicious e do Ask.
.
O comércio, há alguns anos, entrou na onda com a precursora Amazon. E no Brasil com o mercado livre. Que depois se estendeu a maioria das redes de lojas convencionais. Sendo que algumas já faturam mais pela internet do que em suas sedes físicas. O jornalismo colaborativo, e o advento da telefonia móvel, com dispositivos multifuncionais, trouxe à cena o repórter cidadão. Um denunciante e testemunho do mundo. Depois do Oh my news, inúmeros outros sites dispõem de conteúdos produzidos por colaboradores de todo o mundo. Alguns exemplos a serem citados, que foram produzidos e publicados a partir das novas tecnologias, são o ataque ao World trade center, o tsunami na Asia e o recente terremoto no Chile.
.
Ainda há muito por vir. Alguns dizem que o celular é o computador do futuro. Portabilidade e multiplicidade de redes é um de suas características. Quando estou no msn, Skype, Google talk as vezes alguns amigos me perguntam: "Onde você está ?", esperando que eu responda o nome de algum lugar físico. Então respondo: "Estou na rede". Esta é uma noção de espacialidade que vaí além das fronteiras antes conhecidas. E quem está na rede, está no mundo.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário