terça-feira, 4 de maio de 2010

Benchmarking é alternativa eficiente


O Benchmarking é uma ferramenta da Administração onde empresas buscam a evolução de serviços, processos e produtos baseando-se em referenciais. Estes referenciais geralmente provêm de concorrentes do mesmo nicho de mercado, que por sua vez são líderes de mercado ou possuem excelência em algum setor. O referencial é chamado de Benchmark.
.
Aprender a fazer melhor com quem tem experiência é o caminho mais rápido, fácil e eficiente para quem busca evoluir. Se criar não é tão simples, copiar sistemas bem inventados é mais seguro. Adaptações geralmente são necessárias aos processos, para que seja garantida a evolução. O precursor do benchmarking foi Grupo Xérox, na década de 1920, que rapidamente foi seguido por grandes empresas como Ford Motors, Kodak, Johnson & Johnson entre outras.
.
O Benchmarking é dividido em quatro categorias conhecidas. Competitivo, Funcional, Interno e Genérico. Contudo não se indica fazer benchmarking tendo como referência empresas de outros setores. Isto pode não ser benéfico em relação a estipulação de norteadores do negócio. Por outro lado o Benchmarking é um processo eficiente para a competitividade. Agora que vc já sabe um pouco sobre esta possibilidade, busque referenciais e estabeleça um norte para seu negócio.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário